domingo, 20 de setembro de 2009

De volta ao trabalho!




Olívia faz 4 meses esta semana, o prazo final da licença maternidade no Brasil, eu não tenho exatamente esta licença, pois tenho meu próprio negócio... Dei-me um tempo, até os 3 meses fiquei em casa, dava passadas na Galeria e daqui do computador tentava administrar as coisas, mas há cerca de um mês venho tentando voltar aos poucos, a Galeria precisa de mim, os artistas também, e EU preciso do meu trabalho, nesta última semana voltei realmente a TRABALHAR. Não está sendo fácil conciliar com a amamentação exclusiva, pensei em ligar para a pediatra e pedir para liberar um suquinho, mas resisti e persisti. Alguns dias, deixei Olívia em casa, fui e voltei várias vezes, muita correria, chegava em casa ela estava chorando, mamava, eu saia de novo. Outros dias, achei melhor levá-la comigo para o trabalho, e ela ficou lá na bagunça da montagem da exposição de Nazareno, fiquei com pena, mas ela parecia bem, dormiu bastante e mamava quando queria... eu consegui trabalhar melhor com ela por perto. Na quarta-feira à noite, precisei dar uma mamadeira de NAN (que remorso!), pois eu só tinha deixado 150ml (uma mamada) do meu leite e fui ser mediadora de um debate sobre Mercado de Arte que deveria ter acabado às 21h e só acabou as 22h30! Deixei uma lata de reserva para o caso de uma emergência. Quando vou sair desmamo e guardo o leite, mas pode acontecer, como aconteceu, de não poder voltar a tempo. Infelizmente, não deu para fazer estoque de leite, tenho suficiente para amamentá-la, mas não tenho sobrando, isso ajudaria! Também me senti em falta com a minha filha de 3 anos, sempre a coloco para dormir, e esta semana só consegui fazer isso na segunda e na terça. Sinto-me dividida, mas também feliz em voltar ao trabalho, empolgada, cheia de energia, disposta a encarar desafios, fortalecida, acho que isso também vem com a maternidade, essa força, essa coragem...

4 comentários:

  1. Oi Mariana!! Sei exatamente o que é deixar nosso bebê em casa para irmos ao trabalho... Nossa, nos primeiros dias chorava antes de sair. Se pudesse fazia como vc, levava junto, mas infelizmente não posso. : ( Agora tô mais acostumada, minha filha fez 6 meses hoje e já tem uma alimentação bem variada, toma suco, almoça sopa e lancha fruta.
    Um beijo, Isabella.

    ResponderExcluir
  2. Querida, sei que é dificil ter que dar complemento... mas nao se culpe. O importante é sua filha estar bem e saudavel! Meu leite secou na 5a semana, completamente. Perdi minha mae no 9o mes de gravidez, o stress foi demais... Ela ja saiu da maternidade tomando complemento, pois eu nao tinha suficiente. Faça o que voce pode, seja feliz, e tenha certeza que ela tambem sera.
    Uma amiga minha me disse assim que eu tive a minha filha, e agora digo a voce: tenha certeza, que voce é a melhor mae do mundo para a sua filha!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Meninas, obrigada pelo apoio, o melhor de ter esse blog é poder compartilhar com vocês estes nossos dilemas... afinal de contas, nossa geração é responsável por uma "nova maternidade", é preciso discutir o tema!

    ResponderExcluir
  4. Paty, sinto muito pelo o que aconteceu com você, deve ter sido muito difícil mesmo. Obrigada pela sua frase, isso é uma verdade!

    ResponderExcluir