sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Todas as crianças são crianças de todos

O título deste post é o lema da Lar do Nenen, ONG que acolhe temporariamente crianças de 0 a 3 anos em situação de risco social e abandono, protegendo-as, ajudando na sua reintegração familiar, ou em alguns casos, promovendo a adoção em família substituta.

Adoro este lema, pois de fato é isso mesmo: " todas as crianças são crianças de todos". Todos nós somos responsáveis pelo futuro, somos responsáveis pelos que não podem escolher, somos responsáveis por dar a eles uma chance.

Levei minha filha de 3 anos para fazer uma visita aos nenéns e levar nossas doações de Natal. Foi uma tarde especial. Fiquei feliz, pois as crianças estavam bem, cuidadas com carinho, em um local bem organizado, e minha filha lidou muito bem com a situação, como toda criança, não enxergou diferença, distribuiu os presentes com felicidade, brincou entre eles, levou até tapa, para ela, era como se estivesse no pátio da sua escola, ficou encantada pelos bebês pequenos. Era dia de visita, entrei com a maior discrição possível para não atrapalhar a rotina, mas logo um funcionário nos mostrou todo o espaço, e permitiu que brincássemos com os maiores (2 a 3 anos) no pátio. Ficamos algumas horas, mas até hoje não deixo de pensar nelas, espero que sejam amadas também fora dali, acolhidas, como nós amamos os nossos filhos.

Anita me fez perguntas sobre a mãe e o pai das crianças, onde estavam, tentei explicar a verdade, mas sem transmitir, jamais, a ideia de pobrezinhos ou coitadinhos, esse não é um sentimento bom.

É isso, por hoje é o que conto.

3 comentários:

  1. Pois é, as crianças são crianças em qulaquer lugar em qualquer situação. Merecem ser amdas e respeitadas. O Lar do Nenen é um belo trabalho de Tuty Moury e colaboradores. Parabéns pela sua iniciativa de levar doações para eles.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana,

    As pessoas que tem atitudes como a sua são pessoas especiais. Parabéns!

    Isabella.

    ResponderExcluir