quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Volta as aulas (eu por aqui!)

Estou bem sumida do blog, é que durante a gravidez e no primeiro ano de vida de cada uma das minhas filhas me senti mais distante dos meus projetos profissionais, a vida em casa vinha sendo minha maior preocupação e este blog foi conseqüência deste momento. Não que hoje isso não seja importante para mim, mas me sinto plenamente envolvida com minha carreira e seus rumos. Vivo o grande dilema da nossa geração: educadas para sermos iguais ou melhores que os homens, não nos avisaram que ainda precisaríamos ser mães e donas de casa tão boas quanto as que dispunham do tempo integral para esta função. Mas cada geração com o seu desafio, nem podemos reclamar, entregaram-nos o caminho aberto, a gente nem precisou brigar tanto. Eu tento administrar, tenho sorte de ter um horário flexível, uma mãe que me ajuda, mas tenho viajado muito. O medo de falhar com as minhas meninas me acompanha a cada minuto que estou longe. Mesmo assim, devo admitir que estou feliz, escolhi tentar conciliar, perder aqui e ali, mas dando o máximo de mim em tudo o que faço.




Vim aqui falar da volta as aulas (ou no caso da minha pequena, da entrada na escola). Acabei de cumprir a maratona de compras da mega listinha que a escola me passou, e vou dividir com vocês algumas dicas para crianças do maternal:

1. Desisti de procurar uma mochila bonita, cedi ao gosto de Anita: personagens loiras, brilho e a incansável cor de rosa.

2. Lancheira idem.

3. Necessaire: escova de cabelo, escova de dentes e pasta, produtos de higiene para banho.

4. Uniformes: não esqueça de marcar o nome, bordando nestes quiosques de shopping é a melhor opção; marcando com caneta de tecido é outra, mas tende a ficar bagunçado (mania de organização); tem também as etiquetas que se cola com ferro de passar, muito bom para marcar as calcinhas (veja a Kid Factory online)

5. Tolhas: uma dificuldade! Ou são grandes demais e ocupam muito espaço, ou crespas e horrorosas com estampas de personagens hiper coloridas. Solução: toalhas de bebê (achei com tamanhos maiores que servem até para a minha de 4 anos).

6. Roupão: só não escolha os muito volumosos, se não, seu filho vai precisar de uma mala jumbo para ir a escola. 

7. Lembre-se de se programar no trabalho. Quando o seu filho entra no maternalzinho, a primeira semana é a de adaptação, o pai ou a mãe ficam na escola todo o tempo em que o seu pequeno estiver por lá. Se puder, não delegue esta função. (Claro que esta regra depende de cada escola).

8. Se seu filho não chorar, você vai chorar. Ou seja, vai ter choro!

9. É bom levar uma sandalha ou um tênis que seu filho consiga calçar sozinho ou que possa aprender, na escola eles procuram incentivar uma maior independência das crianças. 

10. Se a sua escola não tem uniforme, melhor mandar sempre a menina de short ou calça, dependendo do clima, como a maioria das escolas tem areia no pátio, quando a criança usa saia entra areia na calcinha e pode correr o risco de pegar um fungo.

11. As escolas normalmente pedem para marcar todos os objetos com o nome (conceito questionável, eu sei) então eu gosto das etiquetas tipo as da Kid Factory, mas se você acha isso frescura, marque tudo com o seu velho marcador preto com a ponta amassada, funciona também.

12. Pergunte muito para outras mães e para as pessoas da escola, é bom não faltar a reunião que antecede as aulas. 

13. Gasta-se um bocado com a entrada do seu filho na escola, é bom se programar para não estourar as contas (devia ter avisado isso em novembro!).

14. Escolha uma escola em que confie. Você também precisa gostar e se sentir bem na escola, concordar com os seus princípios. Mas quando confiar, entregue e aceite suas orientações. Boa sorte!


15. Ia esquecendo, no site da americanas.com tem quase todos os materiais e entrega na sua casa.



Falei muito.

4 comentários:

  1. rsrsrsrs ser mãe é padecer no paraíso né? adoro seu blog! bjks

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver vc de volta. Isso me lembra que devo voltar a postar no meu blog. Parabéns pela nova galeria, quero conhecer a lojinha de lá. bjs

    ResponderExcluir
  3. Mariana, vc faz falta por aqui.Passo sempre para ver se tem post novo. Adorei o da maratona escola. Tou me sentindo assim como vc. Apesar de Raul esta indo para o 1ano (alfa??-nem eu sei!!) tou me sentindo totalmente omissa e ele ta sentindo tb...coitado, nem os livros chegaram (comprei americanas.com- tem tudo mesmo, mas demora...) Enfim, nada fácil coordenar, mas vale a pena...daqui a pouco crescem, e a gente?!

    ResponderExcluir